CHAMADA DE TRABALHOS - SIMPÓSIO FUTEBOL

Simpósio: Futebol, Espetáculo e Corporalidade
UFSC, 15. - 16.12.2010

O prazo para a submissão de resumos é até o dia 30 de outubro de 2010
Prezada (o)s colegas,

Estão abertas as inscrições para o Simpósio sobre Futebol: Espetáculo e Corporalidade. Este simpósio propõe uma reflexão sócio-antropológica sobre um dos fenômenos sociais e culturais com maiores repercussões no Brasil: o futebol. Nos últimos anos, os estudos antropológicos e sociológicos vem se caracterizando por abordarem dois campos de ação centrais das ciências e das tecnologias no universo do futebol: por um lado, os corpos dos atletas nos centros de treinamento, e por outro, a organização e disposição da performance do espetáculo futebolístico fora e dentro dos estádios. O propósito do Simpósio é o de discutir tanto o processo de homogeneização de certas condutas no campo do futebol, como a heterogeneidade na participação do gerenciamento dos pertencimentos locais, atores e identificações sócio-territoriais em tensão e diálogo. Neste sentido, se propõe a compreensão critica dos modos em que a expansão da prática esportiva, em especial o futebol durante os últimos anos, tem mostrado ser uma expressão sofisticada das tensões entre local e global, entre os modelos de participação pública, de consumo e dos dispositivos de treinamento dos atletas.

O grupo de estudos de futebol do NAVI/GAUM -Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem e Grupo de Antropologia Urbana e Marítima da Universidade Federal de Santa Catarina convida a todos os pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática proposta pelo Simpósio a enviarem seus trabalhos.

Os interessados em submeter resumos de trabalhos para apresentação no Simpósio têm até o dia 10 de novembro de 2010 para se inscreverem e devem enviar os resumos com título, formação e filiação institucional, email e telefone para matiasgodio@gmail.com. Os autores que tiverem seus trabalhos selecionados serão notificados (com a programação das apresentações) por email pela Comissão Organizadora.

Cordialmente:

Dra. Carmen Rial

Dr. Matias Godio

Comissão Organizadora


NAVI - GAUM
Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem
Grupo de Antropologia Urbana e Maritima