Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade, UFF - Niterói, 03. - 05.11.2010

Chamada de Trabalhos

http://www.ufrj.br/mega-events/pt/index.php

Nos últimos anos, os megaeventos - Jogos Olímpicos, Copas do Mundo de Futebol, Exposições Internacionais - têm adquirido novos significados e dinâmicas. Tal qual forma pura e perfeita de celebração da globalização, ocupam lugar de destaque na agenda urbana das metrópoles contemporâneas. A sociedade do espetáculo de Guy Debord parece ter saltado da teoria crítica para a experiência sensível dos citadinos. Os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 constituem impressionante ilustração deste fenômeno: com investimento de US$ 40 bilhões, o evento legitimou inúmeros projetos urbanos, incluindo a construção de verdadeiros ícones arquitetônicos, monumentalidades que pretendem sinalizar para o mundo a ascensão definitiva de uma grande potência.
Os megaeventos têm produzido também um novo padrão discursivo, uma nova retórica que anuncia a convergência dos interesses públicos e privados. Embora sejam freqüentemente gerados por coalizões de interesses privados locais, seus custos crescentes são quase sempre financiados e garantidos por instituições públicas, de escala regional e nacional. A justificativa, quase por toda parte, tem sido a mesma: megaeventos esportivos e exposições internacionais seriam as alavancas para a afirmação de cidades globais, para a dinamização de economias locais inseridas nos processos de globalização do capital, enfim, para a redefinição da imagem da cidade e do país no competitivo cenário mundial.
O principal objetivo da Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade é enfrentar esses e outros desafios, teórico-conceituais e práticos, associados à promoção, produção, consumo e impactos dos megaeventos. A conferência pretende atrair um grupo interdisciplinar de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, envolvidos em pesquisas ligadas aos megaeventos e à cidade. Os trabalhos a serem submetidos à Conferência devem estar ligados a uma das sessões temáticas indicadas.

Sessões temáticas

- Território e transformações urbanas
- Conflitos e resistências
- Coalizões, escalas e atores
- Cultura e investimento simbólico
- Financiamento, aplicação e apropriação de capital

Datas Importantes

Prazo final para envio de resumos expandidos (máximo 500 palavras) 1/ 05/2010
Divulgação dos resumos aceitos 1/06/2010
Prazo final para envio dos artigos completos (máximo 10.000 palavras) 15/08/2010
Último dia para inscrição com abatimento 15/09/2009
Realização do encontro 3 a 5/11/2010

http://www.ufrj.br/mega-events/pt/index.php

Nenhum comentário: